3 de Setembro – Fundação da IV internacional

por Gabriel Landi Fazzio.

Em 3 de setembro de 1938, na cidade de Périgny, França, realizou-se o Congresso de Fundação da IV Internacional. Leon Trotsky (que viria a ser assassinado no mês agosto de 1940, pelo agente stalinista Ramón Mercader), impedido de estar presente na conferência de fundação, enviou uma saudação gravada.

Antes disso, décadas se passaram de amadurecimento da cisão no interior do movimento revolucionário internacional. As polêmicas entre Trotsky e Stalin remontam os anos 23/24, quando a tese (até então majoritária entre os bolcheviques, e vigorosamente defendida por Lenin e Trostky) da necessidade da continuidade da revolução no plano internacional para o sucesso do Revolução Russa começa a perder espaço para a tese da possibilidade de construir o “socialismo em um só país”. Diante do refluxo do movimento revolucionário internacional após a derrota da Revolução Alemão de 1919, essa palavra de ordem, defendida por Stalin, gradativamente ganha espaço entre a burocracia do Partido Comunista russo.

Trotsky, intransigente em seu internacionalismo proletário, organiza com seus partidário, em 1923, a Oposição de Esquerda, que se opunha à nascente burocracia soviética, analisando como suas bases materiais o atraso econômico e a pobreza predominante na Rússia. Menos de dez anos depois, os chamados trotskistas são expulsos da III Internacional (Comintern), já dominada pelos partidários de Stalin.

Em nosso país, por uma série de motivos (que inclusive remontam a influência stalinista sobre a esquerda brasileira), é relativamente comum a associação entre trotskismo e esquerdismo. Na verdade, nos primeiros anos após a expulsão destes do Comintern, os trotskistas foram os maiores críticos do esquerdismo stalinista: o giro do Partido Comunista russo para a ideia do “socialismo em um país só” foi acompanhado, internacionalmente, pela ultra-esquerdista política do Terceiro Período, que anunciava a chegada da crise final do capitalismo, e vedava que os comunistas se aliassem a quaisquer outros partidos de esquerda, vistos como “social-fascistas” – contribuindo para a ascensão de Adolf Hitler na Alemanha, por exemplo.

No dia de hoje, saudamos a militância inspirada nas ideias e exemplo de Trotsky, na compreensão de que as divergências estratégicas e táticas que dividem os comunistas não podem impedir o reconhecimento do espírito revolucionário destes e destas camaradas. Os anos de divergência entre Lenin e Trotsky não impediram o primeiro de reconhecer, em suas últimas palavras aos bolcheviques:

O camarada Stálin, tendo chegado ao Secretariado Geral, tem concentrado em suas mãos um poder enorme, e não estou seguro que sempre irá utilizá-lo com suficiente prudência. Por outro lado, o camarada Trotsky, segundo demonstra sua luta contra o CC em razão do problema do Comissariado do Povo de Vias de Comunicação, não se distingue apenas por sua grande capacidade. Pessoalmente, embora seja o homem mais capaz do atual CC, está demasiado ensoberbecido e atraído pelo aspecto puramente administrativo dos assuntos.”

Não é preciso ser militante de uma organização trotskista para reconhecer a importância histórica do companheiro Trotsky, desde sua participação na Revolução de Outubro como dirigente do Exército Vermelho, e lamentar sua morte traiçoeira nas mãos do stalinismo: basta ser um revolucionário consequente, que não se permite cair na fraseologia reacionária.

Anúncios

Um comentário em “3 de Setembro – Fundação da IV internacional

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: