Pode Jeremy Corbyn redimir o Labour Party?

Por Gabriel Landi Fazzio.

Com quase 60% dos votos, Jeremy Corbyn é eleito o novo lider do Labour Party inglês, após uma campanha polarizada entre defensores de um Labour Party “bom-gestor” e um crítico severo do projeto de “Terceira Via” consolidado por Blair no interior do partido. Contrário à austeridade e ao papel militar do Reino Unido no mundo e a favor da renacionalização dos trens e de mais gastos púbicos em saúde e em educação; poderá Corbyn significar uma mudança para o desacreditado Partido Trabalhista?

Como lembrou o companheiro Hugo Albuquerque: “(…) esta é a segunda derrota seguida da ala de Tony Blair. Antes, a disputa entre os irmãos Ed e David Milliband, que deu a vitória ao primeiro, também foi uma vitória da esquerda contra a terceira via. De todo modo, Ed buscou compor com a outra ala do partido, mas nem conseguiu reunir nada, nem ser firme o suficiente para atrair o voto anti-austeridade (que foi para a extrema-direita). Só que agora a vitória da esquerda foi acachapante, 60% e larga vantagem, e a ala de Blair foi destruída”.

Ed Milliband foi derrotado pelo reeleito candidato dos Conservadores, Davi Camerom, no contexto do crescimento brutal do Partido Nacional Escocês, que minou a votação do Partido Trabalhista em suas bases históricas no norte da Grã-Bretanha. Em seu discurso de vitória, no entanto, Jeremy Corbyn afirma: “Vamos adiante agora, como movimento em um partido. Grandes como há muito tempo não somos. Fortes como há muito tempo não somos. Mais determinados do que há muito tempo somos.” Sua vitória por mais de 250 mil votos se deveu em muito ao engajamento e filiação de milhares de novos militantes à tradicional e burocratizada organização política trabalhista, que esperam que Corbyn seja capaz de ampliar a participação das massas nos processos decisórios.

Abaixo, compilamos algumas notícia e artigos que permitem refletir melhor o significado da vitória de Corbyn:

https://www.jacobinmag.com/2015/09/jeremy-corbyn-benn-miliband-leadership-election/

https://www.jacobinmag.com/2015/09/corbyn-blair-britain-leadership-election/

http://www.marxist.com/2015-09-10-18-10-15.htm

http://www.esquerda.net/artigo/jeremy-corbyn-vence-corrida-lideranca-do-partido-trabalhista/38568

http://www.marxist.com/newsflash-corbyn-wins-an-outstanding-victory-political-earthquake-shakes-british-establishment-as-left-winger-becomes-labour-leader.htm

http://www.marxist.com/100-days-that-shook-britain-corbyn-movement-closes-on-a-high.htm

http://www.ft.com/cms/s/0/af8d764a-58a4-11e5-a28b-50226830d644.html#axzz3lXjmDNSH

http://www.scotsman.com/news/uk/jeremy-corbyn-wins-labour-leadership-election-1-3884798

http://www.bbc.com/news/uk-politics-33772024

Partido Trabalhista: Jeremy Corbyn quer mudar a política na Grã-Bretanha

http://www.publico.pt/mundo/noticia/jeremy-corbyn-ja-e-o-novo-lider-dos-trabalhistas-britanicos-1707612

Compartilhe:

Posts recentes

Mais lidos

Deixe um comentário