Não há nada “natural” sobre um desastre natural

Por David harvey, via Red Pepper, traduzido por Daniel Alves Teixeira

Os desastres têm impactos desiguais – são os pobres e marginalizados que mais sofrem. David Harvey escreve sobre o furacão Harvey.


Aqui está a introdução da Wikipedia para o furacão Mitch, que devastou a América Central em 1998:

“De 29 de outubro a 3 de novembro, o furacão Mitch derramou quantidades históricas de chuvas em Honduras, Guatemala e Nicarágua, com relatórios não oficiais de até 75 centímetros … Quase 11 mil pessoas morreram, com mais de 11 mil desaparecidos até o final de 1998. Além disso, cerca de 2,7 milhões ficaram desabrigados “.

O furacão Harvey também está se tornando um grande evento de chuva para Houston e seus arredores, mas neste momento o número de mortes em função de inundações extensas e maciças, e precipitações próximas ao de Mitch, fica em 10. Mesmo que isso aumente desproporcionalmente, nada irá permitir que chegue perto dos 11.000 mortos por Mitch.

As estimativas atuais (provavelmente baixas) são que 30.000 serão deixadas sem lar por Harvey, em comparação com os 2,7 milhões de Mitch. (Por outro lado, o dano de propriedade do Harvey será muito maior que o de Mitch. Espero que as companhias de seguros possam gerenciar).

Embora não existam dois furacões exatamente iguais, essas diferenças são em grande parte devidas às condições econômicas, políticas e de infra-estrutura. Quanto mais rica a economia e mais sofisticada as infra-estruturas físicas e sociais e os fluxos de informação, melhor as melhores populações são protegidas de perdas humanas traumáticas, mesmo quando o dano de propriedade é muito maior.

Desastres naturais são eventos sociais e de classe.

Impactos diferenciados

Isso se torna ainda mais claro quando os diferentes impactos distributivos dentro de eventos de furacões ou terremotos são colocados no microscópio. Com o Katrina, foram os pobres e os marginalizados (em grande parte afro-americanos) em Nova Orleans que morreram ou ficaram destituídos de bens.

Tais populações marginalizadas geralmente vivem em áreas mais vulneráveis com menores valores de propriedade, informações inferiores, infra-estruturas não confiáveis e menos proteções sociais (como o seguro). As operações de resgate e os apoios emergenciais de vida e fiscais geralmente alcançam essas populações por último (se alcançar).

Analogamente, o furacão que varreu os mercados imobiliários nos EUA em 2007-8 também despojou as populações de negros e hispânicos de baixa renda de cerca de dois terços dos seus valores patrimoniais, enquanto as populações brancas mais ricas foram menos afetadas. Será interessante ver os dados sobre os impactos diferenciados em Houston com o tempo decorrido.

Os desenvolvedores e seus aliados em finanças e os governos estatais geralmente correm com seus projetos em cidades como Houston com pouca preocupação quanto aos impactos e vulnerabilidades ambientais possíveis. Revestir novamente o espaço da cidade com asfalto e concreto muda as condições de escoamento e drenagem. Estas últimas possuem grandes impactos quando um furacão finalmente chega (como Nova York também descobriu com Sandy).

Mas espere! Há uma solução! O condomínio de luxo pós-Sandy que está sendo construído através do caminho na frente do rio East de Manhattan tem um equipamento de emergência localizado no 48º andar. Ele é projetado para ser auto-suficiente no caso de um furacão durante pelo menos uma semana, e para manter os frigoríficos e os carregadores de telefone funcionando indefinidamente. Sacrificar a renda dessa 48ª histórica cobertura vale a pena, diz o desenvolvedor, dado que os residentes premium pagarão para continuar seu cotidiano no prédio imperturbável por qualquer furacão.

Capitalismo de desastre

A recuperação raramente é projetada para remediar as desigualdades dos impactos. Muitas vezes, as coisas pioram. Se o furacão destruir a habitação e a propriedade em terrenos valiosos de outra forma, então os desenvolvedores atacam com projetos de luxo para substituir os bairros residenciais de baixa renda, mas acessíveis, ou distritos industriais tradicionais de pequenas empresas. Se, como é geralmente o caso, os laços sociais que contribuíram para a vida social em face do empobrecimento em massa são destruídos pelo deslocamento de populações de baixa renda, bem, é uma pena.

Para os ricos mais móveis, isso não importa, pois seus vínculos sociais não são os de vizinhança e localidade. A economia do capitalismo de desastres, como aponta Naomi Klein, está bem inserida em nossa economia política. “Nunca deixe uma boa crise ser desperdiçada” é um lema que capital aplica a furacões e terremotos assim como faz com crises econômicas.

Em tempos de furacões e outros eventos semelhantes, no entanto, as populações normalmente olham para o governo e para o Estado para que cuidem dos problemas de forma tão eficiente quanto possível. A crítica perpétua do estado capitalista (mas sempre chamado de “socialista”) “opressivo” de repente se transforma em uma demanda para que ele exerça suas funções paternas de forma eficiente e boa. Este foi um teste em que o presidente Bush Jr. falhou mais miseravelmente com o Katrina. Isso custou-lhe muito politicamente.

Então, aqui está a questão residual que está atualmente atingindo as manchetes dos jornais nos EUA: “Trump está pronto para a Harvey?” Vamos ver em breve.

Compartilhe:

Posts recentes

Mais lidos

Deixe um comentário