A Assustadora História do Laboratório de Fort Detrick

Por Ceng Jing, via CGTN, traduzido por Leonardo Griz Carvalheira.

Após a Segunda Guerra Mundial, Fort Detrick se tornou um local de horríveis experimentos científicos conduzidos sob uma missão secreta da CIA para controlar a mente humana, conhecido como Projeto MK Ultra. Depois de mais de 20 anos, o projeto terminou em um fracasso abismal e levou a um número desconhecido de mortes, incluindo um cientista que participou do projeto e pelo menos centenas de vítimas americanas e canadenses submetidas a tortura física e mental. Os experimentos não apenas violaram o direito internacional, mas também o estatuto da própria agência, que proíbe a atividade doméstica. 


Desde que o governo Trump declarou emergência nacional em meados de março, devido à rápida disseminação da COVID-19, a tarefa de desenvolver uma vacina recaiu sobre o principal laboratório de pesquisa de vírus do Exército dos EUA em Fort Detrick, localizado num subúrbio em Maryland, a 80 km de Washington (DC). 

Nas últimas décadas, pesquisas de ponta sobre uma ampla gama de vírus e bactérias foram realizadas dentro do complexo. Suas instalações de ponta também armazenam algumas das toxinas mais perigosas conhecidas pela humanidade, incluindo Ebola, antraz e o coronavírus SARS. 

A obscura base militar ficou sob os holofotes em 2008, depois que um de seus cientistas foi suspeito de ter cometido o ataque de antraz em 2001, quando várias cartas contendo a bactéria mortal foram enviadas para escritórios da imprensa e do governo norte-americanos. 

No ano passado, um dos laboratórios de alta segurança mais importantes do campus foi fechado pelas autoridades de saúde devido a violações de segurança. Apesar de alguns incidentes aqui e ali, Fort Detrick parece um laboratório comum para a ciência médica moderna. Voltando um pouco na história, no entanto, um período genuinamente macabro começa a emergir. 

Após a Segunda Guerra Mundial, Fort Detrick se tornou um local de horríveis experimentos científicos conduzidos sob uma missão secreta da CIA para controlar a mente humana, conhecido como Projeto MK Ultra. Depois de mais de 20 anos, o projeto terminou em um fracasso abismal e levou a um número desconhecido de mortes, incluindo um cientista que participou do projeto e pelo menos centenas de vítimas americanas e canadenses submetidas a tortura física e mental. Os experimentos não apenas violaram o direito internacional, mas também o estatuto da própria agência, que proíbe a atividade doméstica. 

O Projeto MK Ultra foi criado pelo padrinho do império de inteligência americano – o diretor da CIA, Allen Dulles, cuja retórica sempre mordaz sobre a ameaça soviética o ajudou a criar um  aparato onipotente de segurança nacional que viria a definir a política americana. Em 1953, depois de capturar pilotos americanos que admitiram o uso de antraz durante a Guerra da Coréia, Dulles passou a publicar teorias de que eles haviam sofrido lavagem cerebral pelos comunistas da República Popular Democrática da Coréia. Para garantir a segurança nacional, ele argumentou, os EUA deveriam criar seu próprio programa de lavagem cerebral. 

A alegação de Dulles se baseou na mais pura fantasia da Guerra Fria, pois um relatório que ele encomendou posteriormente rejeitou as alegações de lavagem cerebral pelos comunistas. No entanto, o sagaz mestre de espionagem Dulles, conhecido por resgatar ativamente várias autoridades nazistas contra a vontade de seu próprio governo, continuou o programa por uma razão muito mais nefasta.

Conforme explicado por David Talbot em seu livro O tabuleiro de xadrez do diabo, muitos espiões recrutados nos primeiros dias da Guerra Fria eram personagens indecisos e pouco confiáveis, motivados por vulnerabilidades internas, como ganância, luxúria ou vingança. Enquanto isso, a agência procurava maneiras de descartar essas variáveis ​​psicológicas, criando máquinas humanas que agiriam sob comando, mesmo contra sua própria consciência.

Em termos oficiais, o principal objetivo do programa era “pesquisa e desenvolvimento de materiais químicos, biológicos e radiológicos capazes de empregar operações clandestinas para controlar o comportamento humano”, segundo um memorando desclassificado produzido pelo Inspetor-Geral da CIA. O programa cresceu rapidamente em escala, ramificando-se em 149 subprojetos envolvendo pelo menos 80 instituições, incluindo universidades, hospitais, prisões e empresas farmacêuticas nos Estados Unidos e no Canadá. 

Para dominar o controle da mente, um grupo de cientistas mal intencionados testou métodos extremos livremente em humanos que levariam qualquer pessoa à prisão se não estivesse dentro dos parâmetros do Fort Dertrick. Isso inclui a administração forçada de drogas psicoativas, eletrochoques forçados, abusos físicos e sexuais, bem como uma infinidade de outros tormentos, todos silenciosamente realizados atrás dos altos muros da “segurança nacional”. 

Dulles estava especialmente interessado em descobrir se alucinógenos como o LSD poderiam induzir indivíduos selecionados a realizar “atos de sabotagem substancial ou atos de violência, incluindo assassinatos”, lembrou o principal especialista em venenos da agência, Sidney Gottlieb, que liderou o programa. 

Documentos desclassificados revisados ​​pela CGTN mostraram que as premissas sob investigação do programa variavam entre o bizarro e o extremo da ficção científica: drogas que poderiam “causar confusão mental”; “fornecer um máximo de amnésia”; “produzir euforia pura sem subsequente decepção”; “diminuir a ambição e a eficiência geral do trabalho dos homens;” e muitos outros. 

Ao longo de sua vida útil de duas décadas, o MK Ultra foi executado em extremo sigilo, pois a agência esperava uma reação política significativa, caso se tornasse de conhecimento público. Era tão secreto, de fato, que apenas alguns altos funcionários da agência estavam cientes de sua existência. 

Sem que nem a Casa Branca nem o Congresso soubessem, as pessoas dos cantos esquecidos da América – prisioneiros, prostitutas e sem-teto – foram escolhidas nas ruas como participantes involuntários da louca ciência de Fort Derrick: “Pessoas que não podiam revidar”, nas palavras de Gottlieb. No entanto, o programa também contava com pessoas que podiam, incluindo soldados americanos e pacientes inocentes que, inadvertidamente, entraram nos hospitais e clínicas associados ao MK Ultra por toda a América do Norte.

Em julho de 1954, o aviador Jimmy Shaver, da Base da Força Aérea de Lackland, foi acusado de estuprar e matar uma menina de três anos em San Antonio. Durante o incidente, alega-se frequentemente que ele estava em estado “atordoado” e “em transe”. Enquanto estava preso, Shaver também parecia ter perdido uma quantidade tremenda de memória, incluindo as que envolviam sua esposa. Quatro anos depois, ele foi executado no seu 33º aniversário. Somente depois o público soube que Shaver, que não tinha antecedentes criminais, era um dos cobaias usados ​​pelo MK Ultra. O projeto de controle da mente teve um papel significativo na condenação de Shaver à cadeira elétrica, de acordo com o The Intercept. 

Outros que sobreviveram aos experimentos brutais revelaram os horríveis sequelas da lavagem cerebral sancionada pela CIA. Linda McDonald, de 25 anos e mãe de cinco filhos pequenos, relatou que se transformou essencialmente em uma criança depois de passar pelos notórios experimentos da Sala do Sono, que lhe disseram que tratariam sua esquizofrenia aguda inexistente. Por 86 dias, McDonald ficou em coma induzido por doses administradas de poderosos narcóticos e eletrochoques que fritaram seu cérebro 102 vezes.

“Precisaram me ensinar a ir ao banheiro”, disse McDonald. “Eu era um vegetal. Eu não tinha identidade, nem memória. Eu não existia no mundo antes. Era como um bebê.” 

No entanto, de todos os 180 médicos e pesquisadores que participaram dessas experiências ilegais, poucos expressaram qualquer suspeita ou remorso. Aquele que o fez apareceu morto. 

Frank Olson, bioquímico e pai de três filhos, trabalhava nos Laboratórios de Guerra Biológica em Fort Detrick. Ele foi um dos cientistas do MK Ultra que viajava regularmente entre “locais negros” na Europa para observar diferentes experimentos em humanos. Após uma visita de 1952 ao Camp King, um famoso esconderijo da CIA na Alemanha, ele ficou particularmente abalado com a crueldade à qual os prisioneiros soviéticos foram submetidos, segundo Talbot. 

“Ele passou por um momento difícil depois da Alemanha … drogas, tortura, lavagem cerebral”, disse o ex-colega de Olson na Detrick, pesquisador Norman Cournoyer. Quando retornou da Alemanha, Olson havia sofrido uma “crise moral” e estava pronto para desistir de sua carreira científica para se tornar dentista, segundo a sua família. No entanto, antes que ele pudesse mudar de vida, o próprio cientista havia se tornado uma das muitas vítimas involuntárias do MK Ultra. 

Uma semana antes do Dia de Ação de Graças, Olson foi convidado para um retiro de fim de semana em uma instalação isolada da CIA em Deep Creek Lake, em Maryland. Uma noite após o jantar, Olson e outros cientistas desavisados ​​receberam bebidas com LSD, após o que ele começou a alucinar descontroladamente. O experimento terminou uma semana depois, quando ele colidiu com a janela do 10º andar no Statler Hotel em Manhattan. A investigação da morte do cientista foi concluída às pressas pelos funcionários da CIA como suicídio. No entanto, os filhos de Olson não aceitaram a “narrativa” e começaram sua própria investigação sobre o trágico fim de seu pai. 

Depois de décadas de idas e vindas com o governo dos EUA e a investigação dos filhos de Frank, Eric e Nils, incluindo uma autópsia de exumação, evidências substanciais pesam sobre a possibilidade de assassinato do cientista. Depois de examinar os restos mortais de Olson, o patologista forense James Starrs apontou várias inconsistências importantes que contradiziam o suicídio narrativo oficial. Apesar de ter caído de costas, o crânio acima dos olhos de Olson havia rachado, sugerindo uma força brusca na cabeça antes de colidir com a janela. 

“A morte de Frank Olson em 28 de novembro de 1953 foi um assassinato, não um suicídio”, declarou Eric Olson. “Esta não é uma história de experimento com drogas de LSD, como foi representada em 1975. Esta é uma história de guerra biológica. Frank Olson não morreu porque era um cobaia que experimentou uma ‘bad trip’. Ele morreu devido à possibilidade de divulgar informações sobre um programa de interrogatório altamente confidencial da CIA no início dos anos 50 e sobre o uso de armas biológicas pelos Estados Unidos na Guerra da Coréia.”

Compartilhe:

Posts recentes

Mais lidos

1 comentário em “A Assustadora História do Laboratório de Fort Detrick”

Deixe um comentário