Nós somos o estado

Por Andrei Platonov, via Kritika Prava, traduzido por Poliana Speransa

Nós vamos e vamos em direção ao socialismo. Nós investimos e recuamos, tomamos e devolvemos, mas vamos.

Toda nossa força está na nossa capacidade de organizar a desordem, em nossa vontade de ferro em direção à vitória, em nossa consciência de que a derrota não é uma possibilidade.
Não vencer – morte!

Nós somos cavaleiros da vida, nós somos os filhos da terra suja e ensandecida. Mas nós queremos e nós podemos conduzi-la do chão até o céu!

A coragem é a mais fundamental das características do proletariado. Na coragem há vontade, e da vontade nasce o conhecimento e o amor pelo mundo. A vontade cativa a índole e a faz sair do mais alto estupor e conduz à atividade superior, à pulsação inquietante de todas as forças petrificadas!

O que era um ou dois anos atrás e o que é agora!

Agora tomamos o nosso caminho. Agora nós temos mais consciência de quais são as nossas tarefas urgentes. Essas tarefas são a destruição das guardas brancas russas e internacionais, e o ulterior desenvolvimento do sistema socialista dentro do país. A primeira tarefa nós cumprimos bem: o poder militar da Rússia Soviética é nossa melhor arma de agitação em meio à burguesia pela paz conosco.
A segunda tarefa depende da primeira, e consiste no aumento e na ascensão da organização civil e em aproximar-se em direção à plena realização do ideal socialista.

Nós, por exemplo, devemos alcançar o aperfeiçoamento do sistema soviético por meio da introdução de um programa obrigatório e unificado para o trabalho da educação, os assuntos obrigatórios ao ensino da administração civil e dos elementos de conhecimento público, para que então nós, todas as pessoas, tenhamos dentro de alguns anos um nível de conhecimento imprescindível para o destino do poder soviético; e a causa do governo torna-se de todos, e a adesão de todas as pessoas torna-se uma realidade.

A administração do governo torna-se dever de todos, um dever comum.

Nós somos o estado. Essa simples verdade deve ser realizada por meio da ação.

Novembro de 1920

Compartilhe:

Deixe um comentário